Como extrair o melhor do seu estagiário? 7 dicas produtivas

  •  

melhor do estagiário

Conforme a empresa cresce para se desenvolver, surgem diversas necessidades internas, dentre elas a de contratar estagiários para apoiar o crescimento das novas áreas, assim como aprender formas de extrair o melhor do estagiário contratado e demais profissionais.

Entretanto, por se tratar de um estudante que geralmente não está habituado com o ambiente de trabalho, essa também pode ser uma oportunidade de ter uma abordagem diferente dos processos e quem sabe uma oportunidade de inovação.

Gestão de pessoas é um desafio constante para qualquer empreendimento. Pensar ações para desenvolver o fator humano da empresa consiste em um grande diferencial para o sucesso e a sustentabilidade da empresa a longo prazo.

Quando a gestão da empresa investe em estratégias para criar um ambiente propenso a desenvolver o potencial dos estagiários, pode-se colher os melhores resultados e colaboradores mais produtivos.

Continue sua leitura nesse post para saber as melhores maneiras para conseguir extrair o melhor do potencial dos seus estagiários.

 

Lidando com pessoas

As pessoas são diferentes entre si e isso torna as relações, de uma forma geral, bem complexas, considerando que o que uma pessoa encara de uma forma positiva, outra pode não aceitar da mesma maneira.

Para geri-los é necessário focar em decisões e atitudes planejadas na neutralidade para não prejudicar o desempenho dos colaboradores.

Neste processo de incentivar e motivar os colaboradores é interessante fazer perguntas aos colaboradores, que os levem a deduzir o melhor caminho para sua própria evolução, fazendo com que fiquem instigados a alcançar os objetivos, além de proporcionar que pensem fora do comum e saiam de sua zona de conforto.

Saber aplicar a liderança de acordo com a situação, torna o trabalho de todos melhor, bem como aprende-se a direcionar o que o colaborador deve fazer exatamente para somar ao desempenho da equipe.

Além disso, saber treinar e auxiliar o colaborador com suas dúvidas para que este possa desempenhar seu papel com segurança a partir do que foi definido dentro de suas funções, é essencial para o bom desempenho do colaborador. Contudo, deve-se estabelecer uma liderança que apoia e incentiva os colaboradores para alcançar seus objetivos dentro da sua função designada com total eficiência.

Quando o líder já conseguiu exercer todas essas relações com o liderado e o mesmo já consegue ter a motivação necessária para exercer suas atividades sem acompanhamento, o líder consegue praticar a delegação de atividades, pois é criado uma relação de liberdade e confiança no trabalho do outro.

 

Já fizemos um post sobre a metodologia DISC com um teste para identificar o perfil comportamental de cada indivíduo: acesse clicando aqui!

 

Descobrir se o perfil comportamental do colaborador é comunicador, executor, planejador ou analista também ajuda ao líder saber compreender, direcionar e motivar cada tipo de colaborador e estimulá-lo a dar o seu melhor.

Atualmente, se faz fundamental exercer uma liderança inspiradora que deixa claro sua função como facilitador, apoiador e sua empatia para com os erros. Assim como incorporar ao estilo de liderança a premissa de que “é errando que se aprende” e conseguir conduzir seu colaborador ao acerto. Além disso, é importante saber ouvir e que seus subordinados saibam que sua liderança é um porto seguro e não um campo de batalha.

 

7 dicas de como extrair o melhor do seu estagiário

 

1 – Crie propósito

Ao reconhecer a relevância do aprendizado e da atividade que o estagiário executa, ele consegue visualizar a importância daquela tarefa no todo do resultado da empresa. Além disso, estimulá-lo a reconhecer desafios e superá-los despertará o sentimento de autonomia, confiança e motivação.

 

2 – Proporcione aprendizados

Não somente de prática vive o estagiário, mas também de aprendizados reais. Além de aprender da área em que estuda, a experiência de estágio deve proporcionar ao estudante aprendizados de relações interpessoais, trabalho em equipe, desenvolvimento de projetos entre outros.

Assim, deve-se pensar em ações que proporcionem tanto um desenvolvimento pessoal quanto profissional. Além disso, proporcionar treinamentos e cursos que permitam a troca de experiências e vivências com os demais colaboradores da equipe enriquecerá a experiência do estagiário.

 

3 – Feedbacks periódico

O estagiário, mais do que outros colaboradores, requer uma atenção especial ao receber um feedback. Visto que é um estudante e ainda tem muito o que aprender no decorrer de seu estágio. O feedback do gestor torna-se essencial para que esse desenvolvimento do estagiário seja possível.

Um dos maiores fatores de desmotivação é a falta de comunicação e a incerteza de que se está fazendo um bom trabalho e se está dentro do esperado. A falta deste retorno pode criar sentimentos negativos no estagiário e baixar seu desempenho.

 

4 – Ofereça benefícios

Um estagiário que recebe benefícios além dos obrigatórios por lei sente-se privilegiado por estar numa empresa que o valoriza a ponto de propiciar-lhe os mesmos benefícios de um colaborador efetivo. Assim, ele se dedicará a fazer o seu melhor, visto que já se sente mais parte da empresa.

 

5 – Delimite metas realistas

Um dos erros mais constantes das lideranças é estabelecer metas muito acima das possíveis. Assim o colaborador compreende que não importa o quanto se esforce ele sempre terá que se esforçar ainda mais para alcançar a produtividade esperada pela empresa e que nunca chegará àquela meta inatingível, o que é um motivo de frustração.

Quando as metas da empresa são claras e o caminho para alcançá-la também é bem delimitado, o colaborador sente-se seguro para fazer com que essa meta se realize, pois sabe que pode cumpri-la.

 

6 – Reconheça desempenho

Qualquer um ficaria chateado se o seu desempenho não é destacado, assim, deve-se ser cuidadoso ao destacar o desempenho de um colaborador em detrimento de outros, todos merecem destaques e de preferência  sem comparações, cada um deve ser reconhecido pelo seu esforço individual.

Uma forma inteligente de estimular um melhor desempenho é disponibilizar uma política de bonificações de acordo com os resultados obtidos, além disso, menções em publicações internas que permitam o reconhecimento público para toda a empresa.

 

7 – Oportunidade de crescimento

O estágio é uma passagem que já começa com um prazo certo de finalização. Quando a empresa proporciona uma oportunidade de efetivação e crescimento de carreira ao final do estágio, gera no estagiário a motivação necessária para ter um desempenho ímpar durante seu tempo na empresa, de modo que ao fim do estágio o mesmo consiga pleitear uma vaga como colaborador efetivo da empresa.

Esse estagiário irá demonstrar todo seu talento e aprendizado para mostrar que será um membro valioso de sua equipe e que merece essa oportunidade.

 

Leia mais: Trainee ou estagiário: qual devo contratar?

Caso queira saber mais sobre a contratação de estagiário economizando muito, clique aqui.

 

Enfim, lidar com pessoas é algo que exige empatia, inteligência e jogo de cintura. Realmente não é fácil, porém, quando você exerce essa função com diligência e expertise, estando presente e com atenção para aplicar a liderança de forma assertiva, o resultado é uma parceria produtiva e relevante na vida profissional tanto sua quanto do estagiário.

O líder é uma inspiração para seu liderado, principalmente no início da carreira.

A forma que você guiar esse profissional refletirá em todo o seu futuro.

Com esse conteúdo, tenho certeza que vai conseguir, inspirar o melhor do seu estagiário!

 

Artigo produzido por Pamela Rocha e editado por Cibele Marques.

Equipe Como Contratar Um Estagiário


  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *