Como melhorar o clima organizacional? Confira 9 recomendações práticas.

Funcionários conversando e sorrindo num ambiente de trabalho.

Você sabe como incentivar os seus colaboradores a vestirem a camisa da empresa?  Ou a como ter um clima organizacional propício para o melhor desenvolvimento da sua organização e dos seus funcionários

O clima organizacional é um fator determinante para a produtividade dos colaboradores. Logo, para que ele seja benéfico, cabe à própria gestão a função de promover ações visando a construção de um excelente relacionamento, propiciando um ambiente de trabalho que atraia o tipo de profissional que sua empresa precisa.  

Antes de começar a implementar o clima organizacional, é necessário que você saiba de que ponto irá partir. Para isso, sugerimos que você faça uma pesquisa de clima organizacional, através de um formulário anônimo para levantar possíveis dores que afetam a sua equipe.

 

A Pesquisa de Clima irá medir coisas como:

  •  O nível de motivação dos trabalhadores;
  • A possibilidade de inovação;
  • O sentimento de confiança na empresa;
  • A existência de conflitos;
  • O  reconhecimento por parte da empresa;
  • A credibilidade do líder;
  • A eficiência de áreas específicas e pontos a melhorar na empresa.

Caso a sua pesquisa não tenha sido tão positiva, seguem 9 dicas para melhorar a satisfação dos seus colaboradores. 


Confira agora! 

 

1. Organize o ambiente de trabalho! 

No ambiente de trabalho, certifique-se que o local está sempre limpo e organizado. Remova a desordem desnecessária, se houver algum móvel em mal estado, remova-o e dê lugar a peças novas.

Se possível invista até na renovação do ambiente, ambientes mais claros com tons em laranja ou vermelho dão energia e animam, enquanto cores como o azul acalmam e relaxam. Mas, em todas as hipóteses, não abra mão de um ambiente agradável para você e seus colaboradores. 

 

2. Ofereça benefícios à saúde.

Além de um bom salário, o que também atrai ótimos profissionais do mercado e garante um clima organizacional acolhedor é o investimento na saúde dos colaboradores. 

Em um primeiro momento, isso pode parecer um gasto desnecessário investir em planos de saúde ou odontológicos para os colaboradores.
Todavia, o resultado desta melhoria você poderá ver na prática, com funcionários mais dedicados e saudáveis.

 

3. Invista em treinamentos de excelência.

Invista em treinamentos para os seus colaboradores, tenha uma visão clara do como deseja que sua empresa se desenvolva e atue no mercado e prepare seus colaboradores para isso.

Uma equipe bem treinada vai atrás dos resultados, cientes de onde querem chegar.

 

4. Apoie os estudos! 

Muitas empresas possuem campanhas de desconto e parceria com as faculdades, através de cursos de tecnologia ou pós-graduação, ou até mesmo uma nova formação. 

Oferecer estes benefícios aos colaboradores mostra uma preocupação com o desenvolvimento individual deles dentro da empresa, o que gerará profissionais mais capacitados e engajados com as suas funções e consequentemente, melhores resultados para a sua organização. 

 

5. Seja flexível com os horários do expediente.

Você deve ter notado que a pandemia mostrou para muitas empresas a possibilidade do trabalho home office, e então questionamos, porque não tornar essa possibilidade permanente? 

Imagine que ao invés de se ater ao horário que o funcionário está na empresa, você se atenha ao resultado que ele dá, flexibilizando assim o horário em que ele fará determinada atividade?

Estas seriam alternativas de aumentar a qualidade de vida do funcionário e extrair dele o máximo da produtividade, diminuindo também os seus custos com salário benefícios dos colaboradores. 

 

6. Promova ações temáticas dentro da empresa.

Imagine seu funcionário ter uma breve conversa com um psicólogo em uma semana da saúde, ou ter um dia de liderança para compreender como a gestão do líder faz diferença no dia-a-dia da empresa?

Essas e outras ações que estimulam o funcionário a ampliar seu relacionamento interpessoal, sem sombra de dúvidas fornecerão uma melhora no clima da empresa, fortalecendo sua cultura interna.

 

7. Favoreça a liderança horizontal.

Permita que os colaboradores interajam com os gestores de forma amigável, que seja possível dar sugestões e escutar opiniões. Afinal todos estão trabalhando para um mesmo fim: crescer a empresa e melhorar a qualidade de todos da organização. 

Logo, o exercício de uma gestão aberta, compreensiva e tolerante só tem a ganhar com o desenvolvimento da inovação, criatividade e harmonia dentro do seu ambiente de trabalho. 

 

8. Crie propósito! 

Conte aos seus colaboradores o panorama atual da empresa e divida com eles onde a empresa pretende chegar no futuro, destacando que você conta com a ajuda deles para tanto.

Crie em seus funcionários um senso de propósito e fortaleça a cultura da empresa, promova o DNA da sua organização e faça isso presente no dia a dia. Sua equipe só tem a ganhar com a sensação de conexão que essas ações geram e todos caminharão juntos para o mesmo pódio. 

 

9. Permita pausas.

Algumas gestões olham torto para aquela paradinha para o café, ou caminhada na empresa. Porém, é comprovado cientificamente que essas pausas melhoram o desempenho e a concentração.

É essencial oxigenar o corpo e o cérebro, e caso seja o gestor que promova isso, é algo ainda mais estimulante. Além disso, você pode implementar ações como ginásticas laborais ou Yoga, permitindo e incentivando o bem-estar dentro do ambiente de trabalho. 

 

E aí, gostou das nossas dicas? 

Conta para a gente como anda o clima na sua organização? 

Sua empresa promove algumas dessas atividades? 

 

Para mais dicas como essa, veja outras matérias que postamos aqui no blog! Siga as nossas redes sociais, postamos conteúdos diários que vão fazer a sua organização tornar-se uma empresa de sucesso.

Confira agora como você pode contratar estagiários e se beneficiar com o nosso Seguro Estágio.
Vemos você no próximo post!

Equipe Como Contratar um Estagiário. 

 

Fontes:

Blog Solides (2009). 5 dicas para melhorar clima organizacional.
Gestão de Equipes (2016).9 dicas para melhorar o clima organizacional.
Site Ware (2019). Como melhorar o clima organizacional da sua empresa?
Setting (2019). Como melhorar o clima organizacional? Descubra com 7 dicas práticas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *