Descubra agora qual é o seu perfil comportamental e profissional DISC! Responda o Quizz.

Pessoas de perfil representando os perfis disc.

Você sabia que todas as pessoas (independente do contexto social, idade, país ou gênero) possuem características comportamentais similares?

E foi a partir dessas características básicas que criou-se o teste de perfil comportamental denominado DISC. 

A metodologia DISC foi desenvolvida com base no comportamento humano. Aplicada em mais de 50 milhões de pessoas, em cerca de 75 países diferentes, essa metodologia foi criada para identificar os padrões de perfis comportamentais mais característicos dos indivíduos.

Atualmente, considera-se um dos testes mais conhecidos devido a sua precisão e simplicidade, por oferecer um excelente panorama a respeito das vertentes de personalidade e comportamentos mais acentuados em cada indivíduo. 

 

Origem e Significado da metodologia DISC

 

Essa ferramenta de avaliação foi criada pelo Dr. Walter Vernon Clarke, nos anos 70, fundamentada principalmente nos estudos dos perfis DISC desenvolvidos pelo psicólogo  William Moulton Martson em seu livro “As emoções das pessoas normais”. 

A teoria DISC considera que os indivíduos podem ser classificados dentro de dois eixos basicamente, que são: ativas ou passivas em um ambiente favorável ou desfavorável. Esses dois eixos são divididos em 4 tipos de perfis que mostraremos adiante. 

Quanto ao termo DISC utilizado, trata-se de uma sigla em Inglês que determina as seguintes palavras: 

D = Dominance = Dominância (Pessoas desafiadoras, confiantes e liderantes)

I = Influence = Influência (Pessoas otimistas, espontâneas e colaborativas) 

S = Steadiness = Estabilidade (Pessoas calmas, estáveis e acolhedoras)

C = Compliance = Conformidade (Pessoas independentes, cautelosas, objetivas e detalhistas)

Cada palavra corresponde a um perfil comportamental específico. 

 

Como o DISC é utilizado?

 

O Perfil Comportamental DISC é uma ferramenta de autoconhecimento, que devido a sua alta eficácia, serve também à outras diversas utilidades. Ao reconhecer seu estilo de comunicação e interação com os outros, você consegue trabalhar no seu desenvolvimento individual e aprimorar seus pontos fracos, além de beneficiar a forma com que você se relaciona consigo e com os outros. 


Ele possibilita também que você possa identificar os padrões predominantes da sua personalidade, assim como perceber quais são os fatores que o leva a agir nos contextos de determinada forma.

É muito utilizado por empresas, através de questionários no processo de recrutamento e seleção de funcionários. Incluindo o processo de  estruturação de equipes, mapeamento dos pontos de aprimoramento das competências  dos colaboradores e mentorias com os mesmos. É uma ferramenta de autoconhecimento que auxilia na melhoria dos pontos fracos e potencialização dos pontos fortes de cada perfil, seja no meio corporativo ou não.

Como vimos, o DISC oferece uma gama de utilizações que cabem à diferentes contextos, entretanto,  é importante ressaltar que os perfis DISC não são devem ser considerados como uma sentença de personalidade! Ao se apropriar desse conhecimento, é fundamental saber que cada indivíduo apresenta características dos quatro perfis em sua personalidade. No entanto, algumas características podem ser mais acentuadas que outras. 

 

Levando isso em consideração, deixamos para vocês um teste DISC feito por nós, para que você descubra rapidamente quais características são mais acentuadas em você, e qual é o seu perfil DISC!

 

Responda agora o nosso teste DISC e descubra qual é o seu perfil comportamental:

Criamos para vocês um teste rápido, gratuito e completo, cuja finalidade é descobrir qual é o seu perfil comportamental profissional de forma divertida.

Faça em menos de 3 minutos!

São apenas 9 perguntas relacionadas às principais formas de pensar, sentir e agir de cada perfil. Ao responder essas questões, veremos no final qual é o seu perfil, e a partir dessa informação será possível que você reconheça-o e tenha uma margem de reflexão sobre seus pontos positivos e limitantes. Bem como onde você pode potencializar suas qualidades e transformar os aspectos a serem melhorados do seu perfil profissional, desenvolvendo assim o seu autoconhecimento com o auxílio dessa ferramenta.

Ao terminar o teste, sabendo a qual perfil comportamental pertence, você pode se aprofundar no assunto lendo nosso próximo artigo, neles você vai encontrar informações complementares de cada perfil, bem como seus pontos fortes e de melhoria para se desenvolver ainda mais.

Confira!

Loading…

 

Veja agora as principais características de cada Perfil Comportamental no próximo post blog! Acompanhe os detalhes do seu perfil aqui:

Esperamos que tenham gostado do nosso teste! Compartilhe com alguém que você queira saber o perfil e conta pra gente qual é o seu perfil DISC!
Veja nossas redes sociais e receba conteúdos diários sobre assuntos como esse, que vão potencializar as transformações positivas na sua empresa e na sua vida!

Falando em coisas positivas, veja as vantagens de contratar o seu Seguro Estágio conosco, e como você pode fazer isso de forma rápida, eficiente e econômica.

Equipe Como Contratar um Estagiário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *