Do estágio à efetivação na empresa: 10 dicas fundamentais

Quer saber como ser efetivado quando terminar o seu programa de estágio? Confira esse artigo completo, com 10 dicas de ouro pra você!

 

Considerando o fato de que o mercado de trabalho apresenta-se cada vez mais exigente, fatores como se sentir despreparado ou inseguro quanto à ser efetivado na empresa após terminar o contrato de estágio, pode ser um reflexo da alta competitividade do mercado atualmente.

Sabendo que essas questões são emergentes na vida dos estagiários, separamos 10 dicas fundamentais para você conquistar a sua vaga efetiva nas melhores empresas, que geralmente exigem profissionais de alta performance para conseguir gerar sempre os melhores resultados. 

Já adiantamos aqui pra você não se preocupar! Uma vez que os estudantes geralmente conseguem entrar e se efetivar nessas grandes organizações através das oportunidades de estágio.

Confira as dicas que separamos, para que você não tenha mais que nadar num mar de vagas e exigências para conquistar a sua efetivação ainda durante o seu programa de estágio. 

Veja as nossas dicas agora!

 

As 10 dicas fundamentais para ser efetivado

 

Seja pontual 

Mais do que se apresentar na empresa todos os dias, é essencial ser pontual tanto na entrada e saída, quanto nos horários de intervalo. Se possível entregue as tarefas da empresa dentro do prazo ou antecipadamente, isso te dará posição de destaque entre os estagiários. 

 

Conheça a cultura da empresa

Entenda o que a empresa faz, sua cultura interna e, sempre que for possível, participe das ações do RH ou do Marketing dentro da empresa. É sempre bom ser visto e participar ativamente, desde que isso não atrapalhe suas tarefas.  

 

Seja proativo 

Aprenda bem as suas atividades, e quando se sentir seguro, mostre interesse em aprender novas atividades. Esteja aberto a aprender e a participar de novos treinamentos. Sempre que puder vá além de suas obrigações. 

 

Trabalhe em equipe 

Seja sociável e esteja disponível para ajudar seus colegas de trabalho. Na hora da efetivação o gestor irá observar qual estagiário tem o melhor desempenho e boa relação com os demais colaboradores. 

 

Equilibre suas atividades  

Se você tem muitas atividades, equilibre-as para que elas não obstruam a sua capacidade de interagir no ambiente de trabalho, pense em formas de otimizar seu trabalho para que ele não te engula. 

 

Seja Ético 

Na corrida para efetivação você tem que ter em mente que nada é mais importante do que ser ético. Seus valores devem estar acima de qualquer competição. Lembre-se de nunca passar por cima de ninguém para conquistar seus objetivos. 

 

Mostre seus resultados 

Conseguiu terminar a planilha antes do tempo determinado? Fez uma apresentação em Slides perfeita? Conseguiu diminuir o tempo na conclusão de uma tarefa? Tenha os parâmetros e medições guardados e mostre os resultados durante uma reunião com o gestor ou em sua avaliação. 

 

Saiba receber feedback 

Receber feedback nem sempre é fácil, principalmente quando temos pontos a melhorar. Assim, ouça com atenção ao que o gestor está falando, aceite os conselhos e não tente se justificar, apenas ouça, absorva e pense em como pode melhorar e melhore. 

 

Estabeleça boas relações 

Ter uma relação amistosa com todos no ambiente de trabalho para o estagiário é essencial. Sempre que possível converse com seus gestores, peça conselhos e fale um pouco de você e da sua história. Uma relação próxima diferencia você de outros estagiários e te ajuda numa futura efetivação.

 

Deixe claro seu objetivo  

Se deseja mesmo ser efetivado nesta empresa, tenha claro em sua mente o porquê, e fale isso ao seu gestor sempre que tiver oportunidade, peça conselhos de qual caminho seguir para conquistar seu objetivo. Sabendo disso, ele manterá você em mente caso a vaga surgir.

 

Por fim, mostre ao seu gestor que você possui conhecimentos adicionais e está atualizado quanto à dicas de melhoria do clima organizacional da empresa, dê dicas a ele sobre como engajar a equipe de trabalho à distância durante o covid-19, assim como desenvolver e praticar a gestão emocional no seu ambiente de trabalho. Demonstre que você possui sede de conhecimento e que está ali para ajudar a empresa a progredir constantemente!

 

Quer a ultima dica de ouro?

Gestores ou diretores de empresa possuem geralmente o objetivo de reduzir custos e ainda assim obter uma grande lucratividade, seja com o desempenho de seus funcionários ou com investimentos que eles fazem. Apresente ao seu chefe o seguro estágio que oferecemos aqui, para que ele possa pagar a taxa anual mais baixa de seguro estágio do mercado e ainda assim garantir a segurança contra acidentes pessoais dos seus estagiários da melhor forma.

E ai, gostou das nossas dicas? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!
Não deixe de acompanhar outros assuntos sobre empresas que trazemos semanalmente aqui.

Equipe Como Contratar um Estagiário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *