Psicologia positiva: o que é e como aplica-la na cultura da sua empresa

  •  

psicologia positiva

As emoções afetam tanto os relacionamentos quanto a produtividade das pessoas, e o rendimento dos profissionais é essencial para o andamento e desenvolvimento da empresa.

Uma das principais dificuldades das empresas e dos profissionais de Recursos Humanos é manter o bom relacionamento, a motivação e o comprometimento dos colaboradores.

Clique aqui para ler o nosso artigo visando dicas para motivar os colaboradores.

A Psicologia Positiva pode ajudar neste desafio, visando agregar à inteligência emocional dos indivíduos através de técnicas e abordagens que proporcionam o desenvolvimento pessoal. Tudo isso ao exercício dos sentimentos e atitudes positivas conscientes.

Acompanhe esse artigo para saber mais sobre a psicologia positiva e como ela pode te ajudar em sua empresa.

 

Psicologia Positiva e suas premissas

A psicologia positiva busca o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal dos indivíduos, proporcionando uma mudança de perspectiva ao indivíduo direcionando-o a uma visão mais positiva dos acontecimentos.

Além disso, a Psicologia Positiva propõe uma reação mais positiva para o que ocorre, permitindo uma relação de vida mais plena e elevada. O foco no fortalecimento de crenças positivas, podem ser usadas em todos os aspectos do relacionamento do indivíduo com o mundo ao seu redor.

Essa é uma área da ciência psicológica que estuda a psique humana, tornando as pessoas mais leves e despertando uma maior felicidade e bem-estar dos indivíduos. Além disso, ela propõe como que isso pode ser aplicado e analisado.

Segundo os estudos da Psicologia Positiva, uma pessoa que possui um modelo mental otimista costuma desenvolver capacidades que mudam sua realidade. Fazendo com que ela tenha mais satisfação no seu dia a dia.

Um dos estudos da Psicologia Positiva defende que os sentimentos afetam a forma como o indivíduo conduz e reage ao mundo ao seu redor.  Sabe-se também que a resiliência é uma capacidade essencial para o ser humano. Assim, por em prática alguns dos conhecimentos da Psicologia Positiva tende a reforçar a habilidade de lidar com mudanças e adaptabilidade dos indivíduos. Isso permite que as pessoas se recuperem ou superem mais rapidamente incidentes ruins ou problemas pessoais.

O reconhecimento das emoções permeia a possibilidade de reconhecimento e direcionamento das emoções, com o intuito de aumentar a satisfação pessoal e profissional. Consequentemente, isso aumentará o desempenho do indivíduo em diversas áreas de sua vida.

 

Como surgiu a Psicologia Positiva

O primeiro estudioso a abordar o termo Psicologia Positiva foi Martin Seligman. Em 1998, o autor abordou o tema em seu discurso de posse como presidente da Associação Americana de Psicologia.

Apesar do termo já ter sido utilizado em 1054 por Abraham Maslow, Seligman dedicou-se a desenvolver e estudar esse ramo, e em 1991 ele já falava sobre positividade com seu Livro “Aprenda a ser Otimista”.

Seligman estuda a Psicologia abordando o indivíduo a partir de suas qualidades pessoais, buscando o que pode ser desenvolvido e mudado para aprimorar uma melhor percepção de vida.

Acabou sendo determinado que a felicidade dentro da Psicologia Positiva seria identificada como um bem-estar subjetivo, visto que cada pessoa possui uma percepção diferente de satisfação e plenitude que manterá o corpo e mente saudável.

 

Os 5 fatores essenciais da Psicologia Positiva para medir a felicidade

Na análise de Seligman, existem cinco fatores que são essenciais para medir a felicidade do indivíduo, representado pela sigla em inglês P-E-R-M-A:

 

Positive Emotion

São as emoções positivas referente a sua vida, felicidade, bem-estar, gratidão, pensamentos positivos e fazer pequenas coisas que te façam bem diariamente.

 

Engagement

Significa engajamento. Ele tem haver com a automotivação, resiliência e auto responsabilidade. Ela analisa o quanto a pessoa se envolve em atividades de acordo com sua motivação por trás de tudo que se faz, visto que cada ação está levando ao que você deseja no futuro.

 

Relationship

Os relacionamentos são essenciais na vida dos indivíduos, e os relacionamentos positivos estimulam o crescimento do indivíduo, confiança, apoio, amizades sinceras e companheirismo, fazendo diferença para uma vida plena.

 

Meaning

Significado de vida ou Propósito. Isso se trata de aquilo que te motiva, geralmente sendo vários fatores de conquistas pessoais, sonhos e ideais que estimulam a vida, para que se possa lidar melhor com os obstáculos.

 

Accomplishment

Essa palavra significa Comprometimento, estando ligada a tudo o que se faz conscientemente para chegar em seu objeto. Isso causa uma maior positividade para se planejar e realizar seus objetivos e sonhos, através da capacidade de concentração e foco.

O autor Seligman retrata esses elementos na frase abaixo:

“O bem-estar não pode existir apenas na sua cabeça: ele é uma combinação de sentir-se bem e efetivamente ter sentido, bons relacionamentos e realização. O modo como escolhemos nossa trajetória de vida é maximizando todos esses cinco elementos”. Martin Seligman

 

Como se beneficiar da Psicologia Positiva na sua empresa?

Com a introdução acima, é possível imaginar que a Psicologia Positiva é algo que pode ser aplicada à empresa com intuito de ajudar os colaboradores a se automotivarem. Além disso, é possível usar ferramentas cedidas pela empresa para equilibrar sua saúde mental e ser mais produtivo no dia a dia.

Se o empregador proporciona um ambiente onde o colaborador se sente acolhido, protegido, compreendido e seguro, há maiores possibilidades das pessoas se sentirem bem e mais produtivo, pois trabalhar também é algo que lhe permite sensações de bem-estar e rendimento.

Para as organizações ter uma Psicologia Positiva aplicada a cultura empresarial do ambiente, acaba fomentando inovações, autodesenvolvimento, fidelidade dos colaboradores, engajamento e uma maior dedicação dentro da empresa.

Através da aplicação desses conhecimentos, é possível desenvolver uma maior flexibilidade, ter metas alcançáveis e liberdade para que os colaboradores possam descobrir novas formas de resolver problemas.

A cultura de positividade na empresa proporciona uma rápida resolução de conflitos e uma melhoria nos relacionamentos entre os indivíduos da mesma equipe. Isso traz colaboradores que buscam soluções mais assertivas, além de elevar o nível de excelência em suas entregas.

Trazer treinamentos que possibilitem a compreensão das emoções, trará interesse dos colaboradores em se sentir à vontade para conversar sobre os problemas, e encará-los como oportunidade de evolução. Isso gera a visão de que todos são parte de algo maior, permitindo uma maior produtividade.

Criar um ambiente leve, harmonioso e de troca, também trará possibilidade de inovação e superação dos limites. Um colaborador motivado irá sempre trabalhar para alcançar o seu melhor, pois ter o reconhecimento da empresa ou da equipe estimulam o seu trabalho.

Coloque a Psicologia Positiva em prática na cultura da sua empresa e veja os resultados em suas pesquisas NPS.

 

Artigo produzido por Pamela Rocha e editado por Cibele Marques.

Equipe Como Contratar Um Estagiário


  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *