Trainee ou estagiário: qual devo contratar?

  •  

trainee ou estagiario qual contratar

Quando se trata de contratar um colaborador onde sua atuação será principalmente educativa, é importante direcionar adequadamente se este colaborador será designado para uma vaga de estágio ou será um trainee dentro da empresa.

Sempre que surge uma nova oportunidade é essencial definir os parâmetros para começar o processo seletivo. 

Como essas duas modalidades são muito diferentes é necessário que se faça uma análise para compreender as necessidades específicas da vaga e quais os profissionais que serão designados para acompanhar o novo contratado.    

Talvez você goste de ler: 7 tendências de recrutamento e seleção de funcionários

Assim, a melhor maneira de escolher é conhecendo de forma abrangente as características de ambas as modalidades de candidatura. 

No decorrer desse post você vai compreender o que é cada modalidade, qual o perfil de cada candidato, os benefícios de cada formato, tempo de duração e qual é indicado para cada situação, continue a leitura: 

 

Quais as características e diferenças entre a contratação de um estagiário e um trainee?

 

Contratação de estagiários

O estágio é uma modalidade de contratação regida pela Lei 11.788 conhecida como a Lei do Estagiário. Tem o intuito educativo que exige algumas adequações da empresa, como designar um supervisor de estágio na mesma área de formação do candidato, para que acompanhe a adequação e o desempenho do estagiário durante o seu tempo na empresa, bem como assinar o relatório de estágio em sua conclusão.   

Esse formato de contratação não gera vínculo empregatício. Geralmente são contratados alunos a partir do terceiro período de faculdade e pode ser na modalidade obrigatório ou não-obrigatório, cada um desses dois tipos também tem características específicas. 

A carga horária de estágio também é reduzida, não podendo ultrapassar as 30 horas semanais. Outra característica do estágio é o direito à bolsa-auxílio e a férias remuneradas proporcionais ao tempo de estágio. Além disso, ao final do período de estágio o estudante tem a oportunidade de ser promovido e se tornar um colaborador efetivo com todos os seus direitos garantidos.  

 

Clique aqui e acesse: O que não pode faltar no seu programa de estágio? 

 

Os documentos para adesão do estágio são: 

  • RG e CPF 
  • Comprovante de Residência 
  • Comprovante de escolaridade e Matrícula 
  • Seguro Estágio da Como contratar um Estagiário. 
  • Termo de Compromisso entre Estagiário, empresa e instituição de ensino.  

 

Contratação de um trainee

No caso do trainee as características dessa modalidade exigem um profissional que pode estar no último ano da faculdade ou ser recém formado. Neste caso, a modalidade de contrato é diferente do estágio, pois o contrato do trainee é do tipo CLT onde os direitos são os mesmos de um contratado da empresa. 

Para os trainees, suas atividades e treinamentos são voltados a que ele se capacite para ocupar uma vaga estratégica na empresa, geralmente cargos de liderança, garantindo o futuro da empresa e o legado que ela representa.

Este programa de Trainee pode durar de seis meses a três anos e tem o intuito de formar um profissional que conheça profundamente a empresa e possa liderá-la no futuro.  

Neste caso a carga horária é completa, geralmente de 8 horas diárias e geralmente os programas de trainees são oferecidos por grandes empresas e multinacionais que buscam recrutar os melhores talentos almejando uma vaga de liderança. Sendo esse um dos motivos que deixa o programa de trainee com um ar competitivo entre os participantes dessa modalidade.

 

O que é preciso para ser Estagiário ou um Trainee?  

Para ser um estagiário a principal característica que é preciso ter é estar matriculado regularmente na faculdade. Além disso, é necessário estar disposto a aprender e a dar opiniões e mostrar os aprendizados adquiridos na faculdade em teoria. 

Deve ter bom relacionamento com os colegas e líderes demonstrando que pode fazer parte da equipe efetiva da empresa, se adaptando a cultura. 

Já para no programa de trainee é necessário demonstrar tanto soft skills quanto hard skills. Dependendo da vaga de trainee é necessário que o candidato saiba muito da história da empresa e seus fundadores, bem como já tenha noções administrativas, conhecimentos em análises específicas de números e planilhas, extrema organização e postura profissional e, em alguns casos, ser fluente em mais de uma língua. 

Além disso, é necessário ter já desenvolvido inteligência emocional para lidar com as pressões do aprendizado durante o treinamento de trainee e a iminente promoção ao cargo de liderança.  

 

Quais são os benefícios para um estagiário ou um Trainee?   

No caso do estagiário, este tem direito a uma bolsa-auxílio que não possui valor fixo, entretanto todas as empresas trabalham com a mesma média variando por área de atuação e nível de formação. O vale alimentação no estágio obrigatório não é garantido por lei, porém a maioria das empresas oferecem esses benefícios para atrair os talentos para sua empresa. 

Outro benefício que é garantido nos dois tipos de estágio é o recesso proporcional ao tempo de trabalho. É estipulado pela lei que as férias coincida com o recesso escolar para que o estagiário realmente possa descansar neste período. 

Você também pode gostar: Salário de Estagiário: tudo o que você precisa saber! 

Quanto a contratação do Trainee, esta acaba sendo mais específica visto que seu contrato é CLT e por este motivo, ele possui os mesmos direitos de um trabalhador da empresa. Seu salário varia de acordo com a especialização que necessita, mas geralmente é muito maior do que a de um estagiário e colaboradores regulares, visto que está numa posição estratégica e com foco em uma carreira de liderança.  

 

Estagiário ou Trainee: Qual é indicado para cada situação?

Como demonstrado anteriormente, o estágio é necessário quando a necessidade da vaga tem o intuito de absorver um candidato para aprender e ao mesmo tempo acrescentar em sua equipe novas idéias e a aplicação de conteúdos aprendidos na faculdade, através da orientação de profissionais atuantes na área.  

 

No caso do Trainee você vai precisar dele quando for exigido para a vaga características específicas do candidato. Neste caso, o colaborador entra na empresa com um objetivo bem definido, ou seja, o crescimento profissional. Então, desde o primeiro momento esse profissional é direcionado para um cargo estratégico na empresa e tem que superar desafios para mostrar que merece o cargo de trainee.

A partir dessas informações já é possível definir qual será o tipo de vaga que será aberta em sua empresa e encontrar os melhores talentos para o tipo de vaga que sua empresa abrirá. 

Caso decida por um estagiário, você pode encontrar todos os passos para contratar um estagiário com total segurança e economia em nosso site! Venha conhecer o nosso passo a passo e nossos planos para o seguro estágio anual ideal para o seu perfil de estagiário. 

Equipe Como Contratar um Estagiário

Artigo produzido por Pamela Rocha, revisado por Amanda Lima e Cibele Marques e formatado por Cibele Marques

Ser um bom líder e ainda delegar as tarefas da melhor forma, não é uma tarefa nada fácil. Ao exercer essa função, muitas vezes é exigido do profissional uma diversidade…
Cibele | setembro 24, 2021
  Quando o assunto é estágio, surge uma dúvida pertinente entre as…
Cibele | setembro 17, 2021
Podemos dizer que uma das maiores dúvidas dos estagiários hoje é saber…
Cibele | setembro 10, 2021

  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *