Vamos falar de Propósito?

o mercado de trabalho recebe constantemente diferentes perfis de profissionais que estão em busca de valores, ideais e propósito condizentes com suas necessidades.

Mas sua empresa está preparada para fazer parte do propósito de seus futuros colaboradores? Falaremos do tema no artigo de hoje. 

O reflexo é visto em como as organizações buscam deixar de lado regimes engessados e passam a trabalhar em ambientes colaborativos, inovadores e até descontraídos. O propósito está diretamente ligado à capacidade da organização de atrair e reter talentos. Em linhas gerais, quando o propósito e valores são alinhados ao que o profissional acredita, as chances de permanecer ou de passar a fazer do quadro de colaboradores, aumentam. 

Em uma pesquisa realizada pela Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios, onde jovens com idade entre 15 e 29 anos foram questionados acerca de suas expectativas de carreira para o futuro, 40% deles querem fazer algo para contribuir com a sociedade. Segundo Marianne Lisboa, recrutadora do Nube, “com o surgimento da pandemia do coronavírus, essa questão ficou ainda mais evidente, proporcionando uma análise maior sobre desigualdade. Isso acontece especialmente com os de menos idade, os quais carregam o peso de ser ‘o futuro do país’. Diante dessa missão, eles tendem a se atentar mais às responsabilidades coletivas, até mesmo por influência do meio”. 

Conectar-se a objetivos que contribuam para transformação do mundo e da sociedade é o que muitos recém-chegados ao mercado trabalho tem buscado. Em um estudo realizado pela Sodexo Benefícios e Incentivos, 53% dos entrevistados afirmam que o seu propósito está alinhado ao seu trabalho atual.

Senso de Propósito

Estabelecer os valores pelos quais a organização trabalha e alinhar aos de seus colaboradores, contribui para que em futuras contratações os perfis a serem selecionados estejam cada vez mais aderentes ao propósito da empresa. 

Segundo Paula Oliveira, Gerente de Gente e Gestão na Endeavor Brasil, criar processos e um sistema de gestão de pessoas que reforce a cultura de propósito garante que a organização consiga atingir atrair e selecionar candidatos que estejam alinhados ao propósito da organização e alinhadas aos seus valores”.

6 vantagens de trabalhar a cultura de propósito na sua empresa.

  1. Contribui para o aumento de resultados do colaborador e da organização.
  2. O comprometimento e engajamento por parte do colaborador tornam-se maiores, já que o saber está contribuindo para algo que acredita.
  3. Resulta em processo eficientes por parte da empresa, já que as pessoas que compõe o time estão contribuído de forma sinérgica.
  4. Transforma os colaboradores “donos do negócio”, com a participação em momentos decisivos e oferece um cenário de inovação e aprimoramento de processo.
  5. Trabalha a competitividade da empresa junto ao mercado, tornando seu ambiente atrativo para futuros contratados.
  6. A conexão entre entre princípios pessoais e um senso de trabalho com propósito reflete no desempenho.

Entretanto, o papel do propósito ainda não foi totalmente difundido em muitas organizações, resultando em falta de contribuição por parte dos colaboradores e acaba perdendo vantagem competitiva diante da concorrência. 

E a sua empresa, trabalha o senso de propósito? Quer saber mais sobre o tema ou está com dúvidas? Deixa nos comentários suas dúvidas e sugestões. 

Aproveita e compartilha nosso conteúdo 🙂 

Fonte: Nube, LG – lugar de gente

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