Os 4 perfis comportamentais DISC! Veja os detalhes agora

 

Saiba agora as principais características de cada Perfil Comportamental, seus pontos fortes, pontos de melhoria e como você pode se sobressair ao obter esse conhecimento!

 

Se você chegou até aqui, provavelmente você já fez o nosso teste rápido, grátis e divertido para descobrir qual é o seu perfil comportamental DISC, certo?

Deixamos agora pra você uma descrição completa sobre as principais caracteristicas de cada perfil, de modo que você possa desenvolver o seu autoconhecimento pessoal e profissional cada vez mais. Confira agora:

 


O que você vai ver nesse artigo:

  • Perfil Comportamental Dominante
  • Perfil Comportamental Influente
  • Perfil Comportamental Conformidade
  • Perfil Comportamental Estável

 

 

Perfil Comportamental Dominante

“Meu trabalho não é facilitar para as pessoas. Meu trabalho é torná-las melhores.” – Steve Jobs

 

Se você chegou à conclusão de que o seu perfil comportamental é o Dominante, assim como é o caso do Steve Jobs, saiba que os traços que mais definem esse perfil comportamental correspondem às pessoas que possuem coragem, firmeza, ousadia e confiança de sobra.

Geralmente diz respeito às características de alguém que se adapta muito bem às dificuldades, que sabe tomar iniciativa, visando solucioná-las da melhor forma e com maior facilidade.

Um dos aspectos de quem possui o perfil dominante, é que a sua ênfase está em resolver os problemas que surgem. Com sua alta capacidade de independência, é muitas vezes decisivo. E quando trata-se de desafios, esse tipo de personalidade é uma das primeiras a se prontificar à resolvê-los. Sabe aquele tipo de pessoa que quando os obstáculos aparecem, sempre estão lá sendo os primeiros a desempenhar estratégias para tentar superá-los? São eles.

 

Principais pontos de melhoria do Perfil Dominante

Um dos pontos que as pessoas que se adequam ao perfil dominante devem prestar atenção, diz respeito a certas singularidades que podem ser desfavoráveis para o seu crescimento profissional e pessoal, dependendo da ocasião. Uma delas é cuidar com o egocentrismo e o controle excessivo, uma vez que o seu instinto tende a se expressar de modo a comandar o que está a sua volta.

Outros pontos são a falta de calma, paciência e o excesso de ansiedade, tendo em vista que você dificilmente sossega quando algo ainda não fora resolvido. Uma coisa que a pessoa do perfil dominante deve exercitar, é não querer abraçar o mundo de uma vez e fazer tudo sozinho. Exercitar a coletividade e a confiança nos outros, até mesmo nos colegas de trabalho, trará para você muito mais tempo livre para se projetar aos novos horizontes e projetos.

 

 

Pontos fortes da Pessoa Dominante

Você sabia que as pessoas com o seu perfil podem ser ótimos líderes? Você já percebeu essa característica em você nos projetos, na escola e no próprio ambiente de trabalho?

Os seus pontos fortes, principalmente no trabalho em equipe, condizem às ações de dar aquela palavra final que ninguém do grupo teve coragem de dar. Outro aspecto diz respeito à valorização dos prazos, o qual garante que dificilmente se perderá em não cumprir uma atividade no prazo estabelecido. Além disso, você pode contar com um senso de inovação desse tipo de personalidade que está sempre em voga, criando projetos, parcerias, gerenciando e principalmente liderando as equipes.

 Saiba que, se as pessoas dominantes souberem aproveitar e potencializar as características do seu perfil, elas podem chegar muito longe! Com as principais influências do seu pioneirismo e determinação, você pode facilmente inspirar e orientar os colaboradores de uma empresa para a conquista de resultados promissores e até mesmo resolver aqueles problemas considerados insolúveis por pessoas de outros perfis. 

Se você é o tipo de pessoa com o perfil dominante, isto é, um ambicioso nato, beneficie-se das características do seu perfil profissional e procure expandir suas qualidades! Muitas empresas precisam do seu determinismo, altivez, foco, exigência e assertividade.

 

Pessoas famosas com o Perfil Dominante

Famosos perfil dominante DISC


 

Perfil Comportamental Influente

“Quando eu me sinto lógica e não sigo meus instintos, é aí que arrumo problemas.” – Angelina Jolie

As pessoas que expressam as características de uma personalidade influente, possuem uma grande semelhança com o perfil da atriz Angelina Jolie! Seu perfil condiz normalmente ao de uma personalidade magnética, calorosa, confiante, otimista, entusiástica e muito influenciadora.

Comunicativa, intuitiva e convincente, um dos seus pontos fortes é o poder de influenciar e motivar as pessoas ao seu redor. São muito espontâneos e emocionais ao mesmo tempo, e comumente se expressam como pessoas bastante destemidas.

Você conhece aquele tipo de pessoa que adora trabalhar em equipe, que se dispõe a entreter as pessoas a sua volta, está geralmente aberta ao novo e motiva os outros? Essa pessoa é a que mais se caracteriza como alguém influente.

 Muitas pessoas que possuem esse tipo de perfil, dificilmente se sentem à vontade em lugares que lhes remetem à falta de liberdade, assim como seguir rotinas maçantes, regras e ter que lidar com isolamento social, por exemplo.

 

 

Pontos fortes do Perfil Influente

Pessoas como esse perfil tiram de letra o desenvolvimento de trabalhos em equipe, e quando trata-se de compartilhar e motivar os outros, aí é que ela tende a brilhar.

Com a sua simpatia, flexibilidade e alto poder de persuasão, dificilmente são pessoas que ficam para trás.

Quem apresenta essas características em sua composição, deve saber que são pessoas muito importantes para os ambientes em que trabalham. Geralmente são eles que negociam os conflitos e trazem a harmonia para o local de trabalho. Sabem encorajar os outros, criar soluções inimagináveis, assim como trazer a dose diária de otimismo e de bom humor tão necessária nos dias de hoje.

 

 

Pontos de melhoria do Perfil Influente

Um dos pontos que as pessoas influentes devem se ater e buscar desenvolver melhorias, condiz às vezes em que faltam com atenção aos detalhes (e sim, eles são importantes), ou quando não querem ouvir alguém por não lhe ser conveniente no momento.

Outro ponto de destaque e atenção diz respeito à impulsividade.

Indica-se para as pessoas influentes buscarem aprender e desenvolver a capacidade de análise antes de tomar decisões, inclusive considerar os pontos negativos e positivos das situações ao fazerem escolhas. Ao tomar esse tipo de atitude, acreditamos que isso tende a ajudar pessoas com o perfil influente à obter melhorias em diversos âmbitos da vida.

Tais características são possíveis atitudes que pessoas com traços de influente podem apresentar com frequência. Uma boa dose de autoconhecimento, de busca por melhorias e por ouvir mais do que ser ouvido pode ser que ajude-os também nos ambientes de convívio coletivo.

Se o seu perfil comportamental mais se adequa aos influentes, busque sempre desenvolver suas qualidades e pontos fortes. Brilhe muito com o seu perfil otimista e cativante, e saiba também avaliar os momentos que são necessários dar aquela segurada para não se colocar de forma indevida. Desenvolvendo isso, temos certeza que tanto você quanto as pessoas que circulam você só tendem a crescer, assim como a serem cada vez mais potentes em suas atitudes pessoais e profissionais.

 

Pessoas famosas com o Perfil Influente

Perfil comportamental influente DISC


Perfil Comportamental Conformidade

As pessoas sempre têm medo das mudanças. Tinham medo da eletricidade quando foi inventada.” – Bill Gates

Quando o perfil conformidade é identificado pelas características comportamentais de um indivíduo, pode-se dizer que este é alguém muito cauteloso, preciso em suas atitudes e que preza sobretudo a qualidade, organização e a qualidade de tudo que o cerca.

Coisas bagunçadas e livres demais não os satisfazem. Além disso, é muito raro encontrar uma pessoa de perfil conformidade que consiga lidar facilmente com situações que remetem a falta de disciplina, ou quando as informações que necessitam de alguma área são insuficientes. Se você quer saber de uma coisa que angustiam esse grupo, isso pode ser facilmente resumido por: suposições pautadas em achismos.

 

Pontos de melhoria do Perfil Conformidade

Por mais que seja um perfil muito requisitado no âmbito dos negócios, sabemos que todos os perfis possuem seus comportamentos limitantes e potentes. Quanto às limitações, cabe ressaltar que os indivíduos que se identificam com o perfil conformidade devem ficar atentos a certos padrões que podem ser prejudiciais para o seu desenvolvimento.

Um deles é quando esse perfil tende a ser muito duro com ele mesmo, perfeccionista demais e ser metódico de forma a não aceitar flexibilizações. Por vezes, o que planejamos e projetamos como resultado para o que fazemos nem sempre será alcançado ou atenderá às nossas expectativas.

Neste intuito, cabe a essas pessoas a busca por meios que fomentem o desenvolvimento da flexibilização de suas atitudes, tanto quanto ser mais leve com algumas coisas que produz ou que almeja, de forma que as frustrações advindas das expectativas futuras não causem tantos danos para quem possui esses traços de personalidade.

Buscar agir assim nos seus relacionamentos interpessoais e individuais fará com que você consiga se adaptar a diferentes situações e pessoas, trazendo pra você uma leveza da carga psíquica e emocional que o perfeccionismo expresso por esse perfil geralmente está relacionado.

 

 

Pontos positivos do Perfil Conformidade

Extremamente competente, pessoas que destacam as características desse perfil, são aquelas que dificilmente vão deixar um detalhe passar despercebido. Altamente questionadores e racionais, querem saber o porquê das coisas e não sossegam por pouco.

O padrão de qualidade em tudo que fazem é algo extraordinário muitas vezes.

Um dos fatores que mais dá combustível aos profissionais condizentes com este perfil é a precisão e exatidão das informações.  São sobretudo diplomáticos, muito curiosos, disciplinados e perfeccionistas.

Os indivíduos que apresentam o perfil profissional como esse, costumam ser muito requisitados em ambientes empresariais e organizações que zelam pela organização, pela lógica, tanto quanto às análises e disciplina dos processos e relações. Com muito pé no chão, sabem muito bem definir as situações, oferecer críticas construtivas, testar minuciosamente suas hipóteses e validar informações.

 Se você se identificou com esse perfil, busque potencializar suas habilidades pessoais e interpessoais e continue a brilhar muito na sua carreira profissional! Sem você, quem iria ser tão curioso ao ponto de descobrir os mínimos detalhes de um projeto, quem iria organizar tão bem os processos, o local de trabalho, quem teria tamanha capacidade analítica e alta perceptividade de tudo e todos?

 

Pessoas famosas com o Perfil Conformidade

Perfil comportamental conformidade DISC


Perfil Comportamental Estável

“O que é valioso para mim ficou mais claro à medida que cresci. Para mim, é sobre o valor do seu tempo e do seu dia, e o valor das pessoas com quem você o gasta.” – Brad Pitt

As pessoas que possuem o perfil estável geralmente são vistas pelo mundo como pessoas acolhedoras, atenciosas, pacientes e que fazem a total diferença no ambiente que ocupam. Não podemos negar a importância de pessoas famosas que possuem essas características, um exemplo é Larry Page , coofundador da Google informação que fala por si, bem como o ator de Hollywood, Brad Pitt que é referência mundial em vários aspectos.

Um dos pontos mais objetivados e enfatizados por esse tipo de perfil, trata-se de desenvolver a cooperação, a sinceridade e principalmente a lealdade dos que estão à volta deles.

Falou em mudar de planos rapidamente para um Estável? Pode esquecer, o próprio nome já diz tudo e mais um pouco. Pessoas com essa característica acentuada em seu perfil, geralmente são pessoas muito persistentes, que buscam a  segurança, visando sempre deixar o ambiente dentro do seu nível, seguro e acolhedor. 

 

 

Pontos de melhoria do Perfil Estável

Um dos principais pontos que merecem atenção da parte dos indivíduos que possuem esse perfil, condiz com o excesso de possessividade às pessoas e coisas, ou quando costumam a serem mais acomodados e não buscam inovar, arriscar-se, saírem da zona de conforto e se projetarem para o novo.

Como as características desse perfil exalam segurança e confiança, dificilmente eles estão dispostos a dar um passo em falso. Mas, essa característica também pode ser negativa em alguns momentos, dificultando os processos de mudança e de adaptação à elas tão fundamental para qualquer ser humano em constante desenvolvimento.

Atividades que ajudam a soltar a criatividade e a espontaneidade podem auxiliar as pessoas estáveis em seus processos de autoconhecimento, assim como à desenvolverem a segurança de se projetar para o novo e serem mais ambiciosos.

 

Pontos fortes do Perfil Estável

As organizações, empresas e até mesmo profissões mais voltadas para área humana e da saúde normalmente são envolvidas por esse perfil comportamental, uma vez que são eles os indivíduos que transmitem confiança, sensibilidade e segurança.

Motivados pelo planejamento, pela sinceridade e pelo conhecimento prévio antes de executar alguma ação, geralmente são pessoas que estão sempre buscando a origem das coisas.

O perfil profissional das pessoas estáveis corresponde àqueles que são grandes e bons ouvintes, que sabem ser pacientes e empáticos. Além disso, quando trata-se de conflitos, são eles que possuem aquele toque mágico de acolhimento e reconciliação das partes conflituosas. São pessoas muito responsáveis e dedicadas aos compromissos que assumem, e dificilmente desapontam quando o assunto é lealdade à equipe.

Se você se identifica com o perfil de uma pessoa estável, busque potencializar suas habilidades pessoais e interpessoais com as dicas que demos aqui. A estabilidade é pra poucos, e o que seria dos ambientes de trabalho sem a sua atenção plena às necessidades de todos à sua volta, à sua disposição de ouvir, acolher e ajudar?

Brilhe muito onde você estiver e desenvolva as suas qualidades no mais alto nível  que puder.

Conta pra gente depois como foi pra você obter mais esse conhecimento sobre si mesmo e o que você conseguiu mudar em seu comportamento ao ter esse tipo de informação.

 

Pessoas famosas com o Perfil Estável

Perfil comportamental estável DISC

 


Considerações Finais

E aí, gostou do conteúdo? Já fez o teste DISC alguma vez? Será que seu resultado continua o mesmo?

Agradecemos por ter lido até aqui, é importante frisar que esse é um teste utilizado para compreender quais características são mais fortes em seu perfil comportamental, é comum que as pessoas tenham maior ou menor intensidade de cada categoria. Uma dominância não anula as demais características no indivíduo.

Entretanto, o DISC não deve ser levado a cabo como uma determinação do que você é enquanto sujeito, como geralmente se atribui aos diagnósticos psicológicos ou médicos. Acreditamos que cada sujeito possui um pouco de cada perfil comportamental, porém, algumas características se acentuam. Saiba que cada ser humano é único e os testes não podem mensurar exatamente como cada um é, mas pode nos oferecer nuances de comportamentos que sejam úteis para transformarmos o que quisermos e o que for necessário.

Esperamos que esse conteúdo traga valor para o seu autoconhecimento, com a melhor compreensão dos seus pontos fortes e de melhoria.

Se gostou, deixe um comentário com o nome do seu perfil! Adoraríamos saber. Compartilhe com seus amigos! 

 

“Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é a verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é o verdadeiro poder.” – Lao-Tsé

 

Equipe Como Contratar um Estagiário.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *